O antigo Mercado Público



A partir da segunda metade do século XIX, Florianópolis, na época ainda chamada Desterro, ganhava o primeiro Mercado Público. Lá, eram comercializados uma variedade de peixes, frutas e verduras. O prédio que era localizado em frente da atual Praça XV de Novembro, foi palco de todo o comércio pesqueiro da Ilha de Santa Catarina por 45 anos.



Cenário da região central de Desterro (Florianópolis),
no fim do século XIX com destaque para a Praça XV de Novembro
e ao fundo o antigo Mercado Público.



Grande movimento no comércio do antigo Mercado Público.

As imagens foram retiradas do site do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC). Vale apena conferir o acervo fotográfico e documental sobre Floripa no órgão que está situado no Museu Cruz e Souza e aberto ao público em geral para visitação.


Postado por Evandro Bossle
Comentários

1 Comentário "O antigo Mercado Público"

  1. João Ernesto - Fpolis diz:
    09/11/2009, 13:50

    Conheço o Mercado desde 1983, muitas coisas se passam no Mercado, compra de peixe fresco, e muitos produtos variáveis como calçados e vestuário, aquela comida com frutos de mar, cervejinha e muito mais. Participei da festa de 100 anos do Mercado, um boi assado no rolete pelo Aurino, conheci o mais antigo funcionário do Mercado varedor João 60 anos de trabalho, saiu depois que queimou a ala Norte do Mercado, portanto vamos prestigiar o Mercado e para isto é necessário humanizar toda área, e patronizar todo o comercio, o Mercado é nosso, um abraço. João - Fplois

Postar um comentário

Esse é o seu espaço! É a sua vez de expressar o que pensa ou sente em relação ao blog. Utilize para comentar, trocar ideias, sugerir ou até mesmo criticar. Mas lembre-se: o seu comentário só será exibido se não for ofensivo. Obrigado por interagir conosco.



www.blogdumercado.blogspot.com

Este site utiliza template free retirado de btemplates.com, criado por EZwpthemes.
O layout foi personalizado pela equipe BlogDuMercado.

Melhor visualizado em tela com resolução 1024x768px ou superior.
O Blog está licenciado sob o Creative Commons Licença 2.5 Brasil.