Entenda porque o "DU" e não o "DO"




Outro dia, um amigo olhando o BlogDuMercado, veio questionar o porquê da utilização da expressão “DU” no lugar da preposição “DO”. Caros leitores, com uma cara de sarcasmo, respondi por que sou aluno da Professora Sílvia. Claro que ele não entendeu e ainda fez uma cara de “Vai te catá!”. É bem provável que somente quem participou de aulas com a professora da disciplina de Teoria da Comunicação iria entender tal explicação.

Foi numa dessas aulas que decidimos o nome do blog. Ser aluno da Sílvia é uma brincadeira da própria professora que usa a frase para responder aos alunos desavisados, aquelas perguntas sem sentido. Mas vamos ao que interessa!

Estudando a sonoridade das palavras, entendemos que a troca dos dois termos deveu-se à preferência do falante brasileiro pela segunda articulação no lugar da primeira. Em outras palavras, seria o desejo natural pela letra “u” em detrimento da letra “o”.

A razão é simples. Em língua portuguesa, as preposições são átonas, e nessa posição as vogais perdem sua "estabilidade" articulatória. Assim, em sílabas átonas, as vogais anteriores - é, ê, i - são intercambiáveis. O mesmo se dá com as vogais posteriores ó, ô, u. Então, palavras como "menino" são pronunciadas no Brasil como "mininu", "méninu", "mênínu" ou "ménino".

Existem muitas possibilidades de variação articulatória dessas vogais, mas a preferência entre os brasileiros é pela posterior "u" e pela anterior "i". Após essas aulas, foi fácil definir o nome BlogDuMercado.

Qualquer dúvida, você pode consultar a obra Introdução à Fonologia do Português de Regina Célia Pagliuchi da Silveira – São Paulo / 1982; todas as informações foram retiradas deste livro. Outra forma mais divertida e gostosa de entender, é matriculando-se em um dos cursos ministrados pela Sílvia.


Postado por Evandro Bossle
Comentários

0 Resposta(s) para "Entenda porque o "DU" e não o "DO""

Postar um comentário

Esse é o seu espaço! É a sua vez de expressar o que pensa ou sente em relação ao blog. Utilize para comentar, trocar ideias, sugerir ou até mesmo criticar. Mas lembre-se: o seu comentário só será exibido se não for ofensivo. Obrigado por interagir conosco.



www.blogdumercado.blogspot.com

Este site utiliza template free retirado de btemplates.com, criado por EZwpthemes.
O layout foi personalizado pela equipe BlogDuMercado.

Melhor visualizado em tela com resolução 1024x768px ou superior.
O Blog está licenciado sob o Creative Commons Licença 2.5 Brasil.