História e tradição do Mercado Público de Floripa




Foto: Emanuel Soares

Com 110 anos o Mercado Público de Florianópolis é o ponto de parada mais tradicional da cidade para muitos nativos, artistas, políticos, personalidades e turistas. O comércio agitado, a gastronomia local e as manifestações culturais são os principais atrativos deste espaço.

Inicialmente, o atual Mercado Público contava com apenas uma ala. Somente em 1915 começaram a construção do segundo complexo igual ao primeiro, as quatro torres, as pontes que interligam as duas edificações e o vão central.

Durante todo o período de existência, o Mercado já sofreu diversas reformas, mas foi em agosto de 2005 que um incêndio destruiu totalmente o interior da Ala Norte. A reconstrução aconteceu em seguida e seis meses após a tragédia, o espaço foi reaberto novamente para o público.

O que muita gente não sabe é que Florianópolis, na época chamada Nossa Senhora do Desterro, contava com outro Mercado Municipal. Desde 1851 o ponto de comércio de peixes, carnes de sol, frutas e verduras estava estabelecido em um prédio retangular com duas portas (cada porta em uma extremidade), no Largo da Matriz.

Os 45 anos foram marcados pelo movimento intenso de pessoas e mercadorias e pela concentração de diversas barracas, conhecidas como “barraquistas”. Após muitas discussões, em 1896, o prédio é demolido e outro foi erguido na atual Rua Conselheiro Mafra, onde permanece até hoje.


Postado por Evandro Bossle
Comentários

0 Resposta(s) para "História e tradição do Mercado Público de Floripa"

Postar um comentário

Esse é o seu espaço! É a sua vez de expressar o que pensa ou sente em relação ao blog. Utilize para comentar, trocar ideias, sugerir ou até mesmo criticar. Mas lembre-se: o seu comentário só será exibido se não for ofensivo. Obrigado por interagir conosco.



www.blogdumercado.blogspot.com

Este site utiliza template free retirado de btemplates.com, criado por EZwpthemes.
O layout foi personalizado pela equipe BlogDuMercado.

Melhor visualizado em tela com resolução 1024x768px ou superior.
O Blog está licenciado sob o Creative Commons Licença 2.5 Brasil.