Encontro marcado




Foto: Emanuel Soares

Dia desses, estava eu na praça da alfândega, logo ali no centro de Floripa. Esperava por alguém. Marcamos um encontro, em frente ao Mercado. Comecei a observar o lugar. Os passáros, as pessoas, os cachorros que vivem no local ou apenas os que estavam de passagem, a arquitetura do prédio, as plantas e todo o movimento daquele fim de tarde.

Engraçado, todo dia passo pelo Mercado, e com a pressa, nem percebia os acontecimentos. O centro da cidade não teria o mesmo charme sem este prédio. As lojas de calçados de um lado com vendedores sempre nos abordando com aquela famosa pergunta: “Posso ajudar?”. Do outro lado, as peixarias. O cheiro característico, o burburinho de quem ainda procura por um peixe fresco. Por fim, no meio, o vão central. Lugar de gente, de música, de aromas e cores. Tenho boas lembranças do Mercado.

Só não é melhor pelo odor de urina que exala das paredes, das "reuniões" dos moradores de rua e pela sujeira no chão. Falta educação! Do fumante que resolve fazer do chão um cinzeiro, do apressado que joga o papelzinho, muitas vezes, ao lado de uma lixeira, e falta educação até da loja! Que larga o lixo de qualquer jeito no meio da calçada.

Naqueles poucos minutos que ali fiquei, também cheguei à conclusão que faltam oportunidades. Falta oportunidade para o mendigo que cansou de tentar. Falta oportunidade para o pivete que perdeu para a droga. Falta oportunidade para o alcoólatra que foi derrotado pela bebida. Todos, pessoas. Pessoas como nós. Que se misturam na multidão e passam quase sempre despercebidas. Afinal, o centro das atenções ainda é Mercado Público. Que bom!

Postado por Luzia Vidal
Comentários

1 Comentário "Encontro marcado"

  1. Anônimo diz:
    12/11/2009, 10:50

    É verdade, falta mais educação. O lugar é lindo e cheio de histórias. Só penso que os andarilhos ou moradores de rua tem chances sim e não aproveitam. A prefeitura oferece um programa para retirá-los da rua, mas eles na maioria das vezes preferem retornar. Uma pena!

    Parabéns pelo trabalho!
    Márcia / Floripa

Postar um comentário

Esse é o seu espaço! É a sua vez de expressar o que pensa ou sente em relação ao blog. Utilize para comentar, trocar ideias, sugerir ou até mesmo criticar. Mas lembre-se: o seu comentário só será exibido se não for ofensivo. Obrigado por interagir conosco.



www.blogdumercado.blogspot.com

Este site utiliza template free retirado de btemplates.com, criado por EZwpthemes.
O layout foi personalizado pela equipe BlogDuMercado.

Melhor visualizado em tela com resolução 1024x768px ou superior.
O Blog está licenciado sob o Creative Commons Licença 2.5 Brasil.